Seria o fim dos jornais?

Notícia retirada do site Comunique-se. Para ler o original clique aqui

Jornais concorrentes anunciam compartilhamento de conteúdo nos EUA

Mesmo sendo concorrentes diretos na cobertura local, os jornais The Washington Post e The Baltimore Sun anunciaram, na última terça-feira (23/12), acordo para o compartilhamento de conteúdo. A intenção é diminuir os gastos para enfrentar a crise que afeta o mercado de jornais e já causou, inclusive, o pedido de concordata da controladora do Sun, a Tribune Co.

A partir de 01/01/2009, a cobertura local e de alguns esportes será feita por apenas uma equipe para os dois jornais. O Sun e o Post já contribuem para o Los Angeles Times-Washington Post News Service, mas eles eram proibidos de usar material um do outro. Com o acordo, o Sun, que fechou recentemente cinco escritórios no exterior, passará a ter acesso à cobertura nacional e internacional do Post.

“Eles nos darão a cobertura dos subúrbios de Baltimore e de Baltimore, e nós daremos a cobertura dos subúrbios de Maryland”, explicou o editor-assistente do Post Robert J. McCartney.

Nos esportes, o Post será responsável por cobrir o time de futebol americano Redskins, a seleção americana de beisebol e os times da Academia Naval de Anápolis. O Sun vai cobrir o time de futebol americano Ravens, o time de beisebol Orioles e as corridas de cavalos.

Entretanto, cada jornal continuará com suas histórias exclusivas e, em certas áreas, como o governo de Maryland e os esportes da Universidade de Maryland, continuará existindo a competição.

“(O acordo) permite que os dois jornais utilizem seus recursos buscando histórias exclusivas para eles, para jogar com suas próprias forças. (...) Orçamentos são apertados em todos os lugares, e isso vai nos ajudar a colocar nossos recursos onde podemos usá-los melhor”, disse J.

Montgomery Cook, que assumirá o cargo de editor do Sun na próxima semana, entrando na vaga de Timothy A. Franklin, que deixou o jornal um dia antes do acordo ser firmado.

Com a redução nos custos, a expectativa é que não ocorram demissões nos dois jornais. De acordo com Franklin, o Sun vai economizar em despesas com viagens e na contratação de freelancers.

Nenhum comentário: