Curso de Matemática para Jornalistas

 Dizem que matemática é o terror para a maioria dos jornalistas... Fique tranquil@. Seus problemas acabaram! Veja o curso oferecido pelo Centro Knight. Inscrições até o dia 9 de janeiro.

Centro Knight inicia suas atividades em 2011 com curso de Matemática para Jornalistas

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferecerá seu primeiro curso online de 2011, Matemática para Jornalistas, entre 17 de janeiro e 20 de fevereiro. As aulas serão em espanhol.

O curso, com duração de cinco semanas, será ministrado pela argentina Sandra Crucianelli, nacional e internacionalmente reconhecida por seu trabalho como jornalista e professora. Ela é especialista em jornalismo de precisão. Um dos objetivos das aulas é ensinar aos profissionais de imprensa como usar a matemática para melhorar suas matérias.

O curso utilizará recursos digitais para o gerenciamento de ferramentas numéricas, ferramentas para a visualização de tabelas e desenvolvimento de planilhas no Google Docs. As inscrições vão até o dia 9 de janeiro, às 17h, horário de Austin, Texas (CST).

Os requisitos para a participação no curso (veja as principais informações aqui) são:
• Conhecimento básico de Excel, Word, WinZip, Adobe Acrobat e navegadores como Firefox, Explorer e Safari
• Acesso a um computador com internet banda larga
• Uso diário de internet e ferramentas digitais no trabalho
• Capacidade de ler em inglês (nível intermediário)
• Ter um avatar no Second Life e conhecimento (nível intermediário ou avançado) sobre o Second Life
• Ter o equipamento necessário para participar de bate-papos de voz com outros alunos no Second Life
• Disponibilidade de 10 a 15 horas semanais para se dedicar ao curso
• Ter ou criar contas no Gmail e no Yahoo Mail.
Os tópicos semanais do curso serão:
• Introdução à Matemática para Jornalistas: Operações Básicas
• Coleta de dados e Medidas de Tendência Central
• Medidas de proporção e comparação entre variáveis numéricas
• Recursos digitais para a interpolação de dados numéricos
• Visualização digital de informações numéricas

O curso será totalmente online. O programa será dividido em módulos semanais, que incluirão aulas em vídeo, apresentações em PowerPoint e materiais para leitura. Uma parte fundamental do curso será a participação em fóruns de discussão online com a instrutora e os colegas de classe. Os fóruns incluirão tarefas semanais. Os alunos terão a oportunidade de praticar o que aprenderam em simulações de apuração de matérias — tanto na plataforma Moodle, quanto no Second Life, por meio do Centro Virtual de Aprendizagem de Jornalismo, uma iniciativa liderada pela professora adjunta de jornalismo Amy Schmitz Weis.

Os participantes pagarão uma taxa administrativa de US $50. Esse valor cobrirá uma pequena parte dos custos de operação do curso à distância, financiado pelo Centro Knight por meio de uma generosa doação da Fundação John S. e James L. Knight. Os alunos que completarem o programa com sucesso receberão um certificado de participação.

Sandra Crucianelli tem ministrado seus populares cursos online desde 2004, como parte do programa de ensino à distância do Centro Knight. Ela é autora do livro eletrônico Ferramentas Digitais para Jornalistas, disponível para download gratuito, em português, no site do Centro Knight.

Rachel Barrera será a assistente de Sandra Crucianelli no curso. Ela faz doutorado em Tecnologia Instrucional na Universidade do Texas em Austin e integra a equipe do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin foi criado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves. Graças ao generoso fundo cedido pela Fundação John S. e James L. Knight, o centro já apoiou milhares de jornalistas na América Latina e no Caribe. Para mais informações, contate a Coordenadora de Programas do Centro Knight, Jennifer Potter-Miller, pelo e-mail jpottermiller@mail.utexas.edu ou pelo telefone +1 512 471-1391.

Nenhum comentário: