Jornais comunitários prosperam nos Estados Unidos, revela estudo

 Uma das grandes discussões é sobre se a internet será capaz de extinguir o hábito de ler jornais impressos. Segundo a pesquisa abaixo, nos EUA, parece que os jornais comunitários estão indo bem.

Embora a indústria jornalística esteja enfrentando um grande desafio com o avanço das notícias pela internet, o que, no mercado americano, resulta na queda nas vendas e na receita publicitária, os jornais comunitários estão em crescimento nos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa da Associação Nacional de Jornais (NNA, na sigla em inglês), 73% dos entrevistados lêem o jornal local pelo menos uma vez por semana.

Realizada em parceria com o Instituto de Jornalismo Reynolds, da Escola de Jornalismo de Missouri, o levantamento foi o quinto da NNA sobre padrões de leitura em pequenas comunidades, com jornais locais cuja circulação não ultrapasse 8 mil exemplares.

A pesquisa também mostrou que:
- Os entrevistados gastam cerca de 38 minutos lendo o jornal local
- 78% lêem grande parte ou todo o jornal local
- 62% lêem com frequência notícias locais no jornal da comunidade
- 54% nunca lêem notícias locais na internet

Ken Robertson, editor do jornal comunitário Tri-City Herald, afirmou: “Talvez a nova tendência de 2011 seja voltar no tempo e ler jornais impressos”.

Fonte: Knight Center

Nenhum comentário: