Hábitos dos brasileiros na internet

O brasileiro que navega na internet curte cada vez mais rede social, assiste a vídeos, frequenta sites de compras, lê blogs para se informar e se divertir, passa cada vez mais horas navegando, faz muitas buscas, ama sites de esportes e utiliza mais o internet banking. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Estado da Internet brasileira”, lançada esta semana pela Comscore, que mediu a audiência acima de 15 anos e revelou um crescimento de 20% entre de dezembro de 2010 e de zembro de 2009.

Falando em idade, os jovens continuam maioria: 63% dos internautas tem entre 15 e 35 anos, acima da média mundial de 53% . Mas o maior crescimento , como já se vem falando, fica entre o público mais velho. Enquanto a faixa de 15 a 24 anos caiu a participação de 31% para 29%, o percentual de internautas entre 45 e 54 anos passou de 9% para 11%. Achei curioso também observar que entre esta faixa etária o tempo de navegação das mulheres é superior ao dos homens.

O sudeste continua sendo de longe a região mais digitalizada, com 68% dos usuários, mas é a populaçao do Nordeste, com 11% de participação, quem navega mais: 26,3 horas online por mês.

E o que o brasileiro mais faz na internet? Busca! 86% dos internautas fizeram buscas em dezembro de 2010. Daí vale lembrar a necessidade de estar sempre com o site otimizado para aparecer nos buscadores, estudar técnicas de webwriting e a viabilidade de utilizar campanhas de links patrocinados em seu mix de marketing. Acesso a redes sociais aparece em segundo lugar, com 85% de uso. A média mundial é de 70%. Só reforça também que os consumidores estão nas redes e que para marcas é uma excelente oportunidade de interação. E-mail é o terceiro da lista: 75% de uso no Brasil contra 63% no mundo. A audiência de blogs também é muito acima da média mundial: 71% contra 50%.

Quando observado o crescimento do uso destes recursos somente entre os brasileiros, as categorias que mais cresceram foram visualização de fotos, acesso a redes sociais e a sites de viagens. Em relação ao consumo, a expectativa é de que o acesso a sites de compras,por exemplo, continue em alta este ano após a disparada de 2010. Sete em cada dez brasileiros foram às compras em Dezembro, mais que a média mundial. Mercado Livre, Lojas Americanas e Buscapé lideram as visitas.

E atenção aos vídeos como potencial de divulgação: 84% dos internautas curtem. A visualização é muito maior entre o público masculino. Apenas como parâmetro, só a audiência brasileira no You Tube cresceu 33% em dezembro 2010.

Fonte: Mercado Digital

Um comentário:

Edson Marques disse...

Fabiana,


Que bom que você gostou do meu poema Mude!

Porém, ao contrário do que você diz, não é de Clarice Lispector.


Mude,
Mas comece devagar,
Porque a direção é mais importante que a velocidade.

Veja o poema na íntegra em www.Mude.blogspot.com

Abraços!