Novo concurso de fotografia para América Latina aceita inscrições até 25 de fevereiro

O concurso POYi, criado pela Escola de Jornalismo de Missouri em 1944, reconhece o trabalho de fotógrafos e editores que documentam com excelência fatos, tendências políticas e questões sociais.

O novo concurso para a América Latina é dirigido por Loup Langton, diretor do Programa de Fotojornalismo da Universidade de Miami, e Pablo Corral Vega, fotojornalista equatoriano e atual bolsista da Fundação Nieman para o Jornalismo em Harvard.

As inscrições nas quase 20 categorias do concurso estarão abertas até 25 de fevereiro de 2011. Os trabalhos serão apreciados por um júri formado por renomados fotojornalistas e educadores das Américas e da Europa. O relator será o fotógrafo brasileiro Iatã Cannabrava, diretor do Estúdio Madalena. Fundado em 1989, o Estúdio Madalena organiza o Festival Paraty em Foco, o Encontro de Coletivos Fotográficos Ibero-Americanos, a expedição fotográfica De olho nos Mananciais e o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. (Mais informações sobre o concurso estão disponíveis nos sites da Nuestra Mirada e do POYi).

O concurso será realizado na Universidad San Francisco de Quito, no Equador, entre 14 e 18 de março de 2011, e patrocinado pelo jornal El Universo de Guayaquil. Em julho, durante uma semana, acontecerá o Festival da Imagem, na cidade de Cuenca. Haverá seminários, workshops, exibições e a cerimônia de premiação do POYi Latino América.

As imagens serão julgadas em 17 categorias específicas (como, por exemplo, notícias, retratos, multimídia, esportes). Os fotojornalistas também poderão entrar na “divisão premier”, que inclui os prêmios de Fotógrafo Latino-americano do Ano, Desenvolvimento Sustentável AVANTI-Multitrabajos e o Prêmio Identidade Nuestra Mirada para a melhor “matéria ou artigo não posado que reflita a experiência humana, celebre a vida ou documente uma tendência cultural”.

O Pictures of the Year International é um programa do Instituto de Jornalismo Donald W. Reynolds, da Escola de Jornalimo de Missouri. A rede online de fotógrafos latino-americanos Nuestra Mirada foi criada em 2008 por Pablo Corral Vega e conta com 1,6 mil membros de todos os países da região. ( Veja trabalhos de seus membros aqui.)

Nenhum comentário: