Finalmente um pouco de sensatez: Organização norte-americana de jornalistas negros busca união com outros grupos de minorias

Grupos que representam minorias de jornalistas nos Estados Unidos estão reunindo esforços para restabelecer a harmonia entre si, afirma o New York Times.

Por uma maioria de 48 a 31, membros da Associação Nacional de Jornalistas Negros (NABJ, na sigla em inglês) votou em sua convenção na Filadélfia, realizada semana passada, para que sejam iniciadas as discussões a respeito da retomada da coalizão com aUnity: Journalists of Color, uma aliança que representa minorias de jornalistas, reportou o NYT.

A NABJ foi membro fundador da Unity, mas em abril último seu conselho decidiu sair da coalizão com o argumento de que, como "modelo de negócios, a Unity não é mais financeiramente sensata para a NABJ e seus membros." O tesoureiro da NABJ à época, Gregory Lee Jr., disse no site Richard Prince's Journal-isms que "tratou-se de uma decisão de negócios. Nós fizemos nosso dever de casa e precisamos tomar uma decisão." Lee, 37 anos, editor-assistente sênior de esportes do jornal Boston Globe, foi mais tarde eleito presidente da NABJ, em 5 de agosto.

Lançada no começo da década de 1990, a Unity uniu organizações que representam minorias de jornalistas, como a Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos, a Associação de Jornalistas Asiáticos Americanos, a Associação de Jornalistas Nativos Americanos e a NABJ. Uma reportagem do NYT publicada no início deste mês, escrita por Tanzina Vega, afirma que o conselho da NABJ estava preocupado com a forma como a renda da Unity estava sendo repartida entre as organizações participantes, se a Unity apoiava de forma efetiva as minorias de jornalistas e até se a aliança deveria existir.

Vega também notou que o racha entre os grupos veio a público em um momento inoportuno, pois tirou atenção de seu objetivo maior de aumentar a presença de minorias nas redações, enquanto um novo relatório lançado em abril mostrou que a diversidade nas redações ainda era reduzida.
Apesar do esforço para superar suas diferenças, a Unity e a NABJ ainda realizarão conferências separadas em 2012.v

Fonte: Blog Jornalismo nas Américas

Nenhum comentário: