É de lá que eu vim!


No dia 25 de maio de 1963, 32 chefes de Estado africanos se reuniram contra a colonização e subordinação a que todo um continente repetidamente foi submetido durante séculos.

Colonialismo, neocolonialismo, "partilha da África". Os termos mudaram ao longo do tempo, mas os africanos viam suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores. Na reunião de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana.

Dada a importância daquele momento, o 25 de maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação da África. Simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação. Representa a memória coletiva dos seus povos e o objetivo comum de unidade e solidariedade na luta para o desenvolvimento econômico do continente.
Bem comecei fazendo a apresentação da data comemorativa, pois muitos nem sabem o motivo dela existir. Mas para mim, dia da África é todo dia quando acordo e me olho no espelho. A imagem refletida diz nitidamente: É de lá que eu vim!

Nenhum comentário: