Centro Knight abre inscrições para curso online "Como escrever para a web"

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferecerá o curso online Como Escrever para a Web" entre 31 de janeiro e 6 de março de 2011. As aulas serão ministradas em espanhol pelo jornalista colombiano Guillermo Franco e baseadas em seu livro Como Escrever para a Web. As inscrições estarão abertas até 21 de janeiro.

O curso, criado especialmente para o Centro Knight, combina exercícios e conceitos que ajudarão os jornalistas a entender como escrever para plataformas digitais em uma variedade de contextos (veja a ficha técnica do curso aqui). As vagas são limitadas. Para participar, os jornalistas da América Latina ou do Caribe devem trabalhar em tempo integral para um veículo digital como editores ou subeditores. Professores de jornalismo online também podem se inscrever. Além, os participantes devem:
  • Querer melhorar seu texto e poder apresentar pelo menos cinco exemplos de seu trabalho durante o curso
  • Comprometer-se a participar de um curso intensivo que demanda de 10 a 15 horas semanais
  • Ter lido o livro Como Escrever para a Web e/ou estar disposto a fazê-lo antes do início do curso
  • Poder ler em inglês (nível intermediário), porque vários materiais do curso estarão em inglês
O curso irá explorar os seguintes temas:
  • Aprendendo a escrever para a web
  • Entendendo quando e como adaptar textos escritos para outros meios para veículos online
  • Desenvolvendo uma visão crítica dos textos publicados na web
  • Aprendendo a incorporar ao conteúdo online conceitos específicos de diferentes contextos e plataformas
As aulas serão inteiramente online. Os participantes poderão fazer seus próprios horários, mas deverão completar as tarefas semanais no prazo estipulado. A cada semana, haverá leituras do livro de Franco e atividades de texto. Os estudantes também participarão de discussões online, através de fóruns e sessões de bate-papo. Algumas tarefas serão baseadas em textos dos próprios jornalistas.

Os participantes precisarão pagar uma taxa administrativa de US $50, que cobrirá uma pequena parte dos custos de operação do programa de ensino à distancia (O Centro Knight é financiado por uma generosa doação da Fundação John S. e James L. Knight.). Quem completar o curso com sucesso receberá um certificado de participação do Centro Knight.

O prazo para inscrições é 21 de janeiro, às 17h (hora central dos Estados Unidos), através do seguinte link:
http://knightcenter.utexas.edu/es/webform/postulacion-cursos-de-educacion-distancia-como-escribir-para-la-web

Guillermo Franco tem 23 anos de experiência no jornalismo e, nos últimos oito anos, se dedica ao jornalismo digital e à internet. Ele trabalhou durante toda sua carreira para a Casa Editorial El Tiempo (CEET), dona do jornal El Tiempo e do site eltiempo.com, o mais acessado da Colômbia. Entre 2000 e 2008, Franco atuou como Gerente de Conteúdos de Novos Meios da CEET, e como editor-geral do eltiempo.com. Ele era responsável pela estratégia de conteúdo de todos os sites da organização.

O novo livro de Franco apresenta novos exercícios de texto para publicações online. Ele considera seu livro, que traz contribuições de jornalistas de toda a América Latina e do Caribe, mais do que um manual, mas um ponto de partida para entender como escrever para a Web.

Nenhum comentário: