Más práticas a serem evitadas na loja virtual

Pequenos itens de usabilidade, navegação e cuidados com os botões no processo de compra vão resultar em mais vendas. Confira.
Por Marcelo Goberto de Azevedo

Apresentamos uma lista de práticas não usuais que se utilizadas podem afastar ou simplesmente dificultar o processo de fechamento de compra pelos consumidores.

São itens simples que podem ser revistos rapidamente em qualquer plataforma, com o resultado de aumentar o potencial das vendas e auxiliar cada vez mais os clientes durante o processo de compra.
  • Nunca use a cor do botão “Inserir no Carrinho” ou “Comprar” nas mesmas cores do tema do site. Cores constratantes com o tema oferecem melhores taxas de conversões de vendas.
  • Nunca use “pré-autenticação” solicitando o e-mail. Consumidores não gostam dessa prática e consideram que fornecer o e-mail só servirá para receber spam. Isso é altamente danoso para imagem da loja virtual.
  • Nunca coloque o botão “Limpar Formulário” próximo aos botões “Continuar” ou “Próximo Passo”. Considere que acidentalmente o consumidor possa clicar e todos os seus dados serão apagados involuntariamente.
  • Nunca apresente uma mensagem de erro durante o processo de fechamento de compra com um simples texto em vermelho no cabeçalho do formulário. Coloque uma mensagem clara, objetiva e muito bem sinalizada.
  • Nunca utilize o botão “Cancelar” na tela de fechamento do pedido. Isso poderá gerar uma sugestão subliminar para o consumidor.
  • Nunca utilize um botão com o título “Enviar”. Ele não contém uma boa conotação comercial. Utilize em seu lugar, por exemplo: “Continuar”, “Próximo Passo” ou “Finalizar”.
  • Nunca permita a exibição de falha de imagem (o famoso “X”) e ainda imagens sem qualquer tipo de destino (link). Tenha certeza que as imagens serão exibidas ou crie um sistema para verificar a ocultação em caso de falha de carregamento.
  • Nunca coloque a navegação da sua loja no lado direito. A experiência do usuário diz que tudo sempre estará à esquerda, baseado em nossa cultura. Os olhos lêem a página da esquerda para direita.
  • Nunca utilize na descrição de produtos as informações básicas do fabricante. Considere que deve ser desenvolvido um texto comercial e principalmente levando em consideração as palavras variantes que um consumidor poderá utilizar para procurar.
  • Nunca faça venda cruzada (cross-sell) de produtos em que os valores sejam muitos discrepantes. A regra é algo em torno de 10% a 20% do preço do produto que está sendo visualizado.
Todas são regras rápidas e simples de aplicação. Com isso ficará ainda mais fácil converter a loja virtual num grande comércio eletrônico com o foco em prestar serviços para os consumidores e vender os produtos. [Webinsider]

Fonte: Websinder

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