Tanta lágrima e dor na minha bela Região Serrana...

Estive este fim de semana em Petrópolis, minha terra natal e onde ainda reside grande parte de minha família. Meus parentes direto estão bem. Nosso bairro não foi afetado 

Mas alguns parentes distantes perderam suas casas e outros, que moram em Teresópolis, não temos noticiais ainda. Mas as notícias de outros conhecidos que foram afetados ou perderam suas vidas não param de chegar.

Falam-se em cerca de 600 mortos, mas quem foi aos locais mais afetados, fora os que não é possível chegar, afirmam que o número é infimamente superior. Há também milhares de desabrigados. Cuiabá, um simpático bairro petropolitano foi devastado. Só para se ter ideia nas partes mais altas do bairro a água cobriu casas de três andares.

A TV local filmou uma mulher idosa e uma criança, que ao correrem para cima da laje fugindo da correnteza, morreram submersas pela lama. Os corpos permanecem estirados, visíveis somente de helicóptero. A prioridade é para os que ainda estão vivos.

Quem sobreviveu só diz a mesma coisa: não sei o que aconteceu. Muitos dizem ter escutado estouros e sentido tremores. Não se sabe se foi terremoto ou o furor das enormes pedras rolando.  
                       " Eu nasci e fui criado aqui e nunca vi isso" (fala unânime de moradores)
Os que perderam tudo e estão desabrigados, vagam com olhar desesperançosos.e a chuva continua a cair enchendo os locais mais baixos das cidades próximas.

Muitos lugares só é possível chegar de helicóptero. A cena lembra as de guerra com as aeronaves levando quentinhas e água aos locais isolados.

Ruas, estradas, casas, tudo destruído. O número de carros revirados ao longo do caminho é incontável. A fúria da avalanche de água-terra-lama-pedra foi algo inexplicável.

A tromba d'água formou-se na Serra de Teresópolis. A preocupação agora é que o mesmo ocorra em Petrópolis - a tragédia seria ainda maior. E se pensarmos assim: a Região Serrana acaba de perder o título de local seguro e tranquilo para se viver.

Cidade turística, as reservas para as pousadas já estão sendo canceladas. Muitos locais atingidos estavam longe de serem considerados áreas de risco. Ante a um desastre natural como esse, só podemos pensar: toda região está em risco.

As imagens do vídeo abaixo é de onde temos, ou tínhamos, um sítio com árvores frutíferas e uma bela cachoeira são as imagens que guardarei da minha infância porque as de hoje... não me remetem ao mesmo local...


Leia também
Região Serrana: tragédia anunciada

Um comentário:

Fernando Pinheiro disse...

É um momento marcante de terror que não deve-se repetir.
Marcou o Brasil todo e aind mais a alma dos moradores destas cidades serranas.