No Brasil, só tem brancos para termos 99,99% dos telejornais e programas apresentados por brancos?


Durante discurso no lançamento do Prêmio de Jornalismo Abdias Nascimento, evento realizado nessa quinta-feira, 10, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, defendeu o aumento de pautas sobre a discussão racial no Brasil. Para ele, “os negros são suprimidos do noticiário”.

Pereira avaliou que produzir reportagens sobre as condições dos negros não é racismo e nem se tornará atitude separatista de povos. “Isso não é ativismo político, é defesa dos direitos humanos, da cidadania. Dirão que queremos dividir a sociedade, mas, quando mostrarmos números (estatísticas da desigualdade), não tem quem não ficará constrangido”.

O funcionário da Globo também fez comparações com jornalistas negros, como Abdias Nascimento e Luiz Gama. Ele comentou que a imagem dos veículos de comunicação terem poucos negros. “Acho que, muitas vezes, os negros são suprimidos do noticiário, de modo geral. As pessoas acham que o Brasil é um país branco, inclusive nas redações.” avaliou o jornalista.

Heraldo-Pereira_-_evento
Heraldo Pereira quer mais matérias sobre a desigualdade racial
(Imagem: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário: